quarta-feira, 11 de março de 2009

Sobre o sexto mês


O sexto mês é tão legal, né? Cheio de coisas novas!!!
Vou tentar lembrar e resumir as conquistas da Naomi.

Aos seis meses, completos em 14 de fevereiro, ela pesava 7,300 Kg e media 65 cm. Passou esse mesversário na praia. Sarou das brotoejas depois de mais de um mês cheinha delas no pescoço. Ficou craque em rolar/virar de um lado pro outro.

Com seis meses e uma semana, dia 23 de fevereiro, ela sentou sozinha, sem apoio, pela primeira vez! Muuuito linda! Eu acho tão, mas tão fofo ver a Naomi sentadinha! E em restaurantes, então, sentada no cadeirão? Uma gostosinha!!!

Ela já estava experimentando, de vez em quando, algumas frutinhas, iogurtes e gelatina, com seis meses e pouco passou a comer todo dia. Passou a comer doce todo dia, na verdade, porque a papinha salgada, como disse no post anterior, eu ofereço todo dia mas ela não come. Maasss... ontem ela comeu!!! Sim, eu já estava desistindo, encostei a colherzinha na boquinha dela e falei "Vai, filhinha, experimenta só um pouquinho...", aí ela sugou o caldinho e... abriu a boca! Ela comeu quase tudo, metade de um potinho, comeu uns 70 gr da papinha de Batata + Abobrinha + Frango (caldo). Vamos ver como será hoje...

Ela está muito sorridente, brincalhona e conversadeira. Mas o jeito atual dela conversar é com gritinhos e gritões. Sorri e grita para estranhos na rua. Está super grudada comigo. Chora se eu saio do ambiente, levanta os bracinhos pra eu pegá-la, se está em outro colo e eu chego, se projeta na minha direção e chora pra ir pro meu colo.

Normalmente, dorme super bem de dia e de noite. Mas nesses últimos dias de muito calor ela chorou várias vezes de manhãzinha (entre cinco e sete da manhã).

Continua tão curiosa e fascinada pelo mundo quanto antes, mas agora ela consegue alcançar e pegar as coisas, se virar pra ver... Tão gostoso ver tudo que ela vai conseguindo fazer!!!

A rotina dela é mais ou menos assim: Refeições às 8h, 12h, 16h, 20h e "mamada dos sonhos" mais ou menos 23h30. Logo que acorda ela mama, logo depois ou um tempo depois dou suco ou fruta ou iogurte ou gelatina. Soneca da manhã de uma hora e meia a duas horas, normalmente entre 10h e 12h. Se vejo que ela tá muito cansada (e eu também...), coloco de volta no berço depois de mamar e ela dorme umas duas ou três horas. Meio-dia começo dando a papinha salgada, dou um suquinho de laranja-lima ou água e depois sobremesa (fruta/gelatina/iogurte). Como ela ainda não está comeeeennnndo mesmo, almoçando mesmo, dou de mamar logo depois. Aí ela tira a soneca da tarde entre 14h e 16h, dorme mais ou menos uma hora e meia. Ela sempre acordava no meio das sonecas, mas nas últimas semanas, acho que desde uns cinco meses, começou a melhorar muito o sono diurno, agora normalmente ela dorme de uma hora e meia a duas horas direto. Às 16h ela mama de novo. O pediatra passou uns horários de alimentação pra ela, ainda não é para dar outros alimentos nesse horário e nem à noite, mas de vez em quando eu dou alguma coisinha. Depois ela tem uma soneca rápida de meia hora a quarenta e cinco minutos, entre seis e meia e sete e meia, vai do pique dela. Mama às 20h. Se estamos em casa, dou banho antes de dormir e tento ler uma historinha. A hora de dormir é 22h, às vezes um pouco antes, muitas vezes um pouco depois. Mais ou menos onze e meia dou a mamda dos sonhos, que é pegá-la pra mamar dormindo mesmo, mas muitas vezes ela acorda nesse horário pra mamar. Mama e volta pro berço, dormindo. (Essa mamada deve ser abandonada quando ela começar a jantar, acho que logo logo, depois que completar sete meses). Dorme a noite toda (se não houver nenhum imprevisto, claro!) e lá pelas oito da manhã tudo recomeça! Se ela dá uma choradinha de manhãzinha eu vejo se está tudo bem e dou a chupetinha, ou pego ela no colo pra voltar a dormir mais um pouco.

Nos horários acordada eu fico com ela, dou banho, troco, tiro muitas fotos... Mas ela também fica bastante tempo brincando sozinha, assistindo tv. Sempre que dá a gente passeia, ela vai comigo a todos os lugares.

E também temos mais uma novidade: a Naomi não é mais uma completa banguelinha! Ontem tive certeza que ela já tem pelo menos um dentinho, o da frente, de baixo, do lado esquerdo. O do lado ainda estou em dúvida se já rasgou ou não a gengiva. Conversando com minha irmã nós chegamos à conclusão que esse primeiro nasceu no domingo, dia 8 de março. Ela não teve nenhum grande desconforto, pelo menos aparente. Não teve febre e nem vomitou, mas talvez tenha tido um pouco de diarréia, minha irmã não sabe dizer com certeza, ela que trocou algumas fraldas no domingo (e nem me contou isso, eu reclamei! hehehe).

É isso! Pra quem ia resumir, escrevi demais!

Estou muito e cada vez mais apaixonada pela Naomi!



(Depois coloco mais fotos. Tá tudo muito lento aqui hoje...)

7 comentários:

Lilian Amorim disse...

Oi Teca.
Vc não me conhece, mas acompanho seu blog.
Hoje resolvi deixar um recadinho pra ti :)
A Naomi está cada vez mais linda e vc se saindo uma super mãe. Parabéns!
Quando chegar minha hora, espero poder trocar muitas experiências com vc.

Beijinhos.

Giovanna Borgh disse...

Teca,
Hoje eu ouvi uma pregação do Ari, que se chama "A Pergunta", sobre o Salmo 8, que ele pregou no Natal.
Lembrei dela assim que li o seu post, pois ela fala sobre as crianças, o nascimento e o que ele significa para nós seres-humanos.
É linda, perfeita!!!

Escute que vai te ajudar a perceber outras coisinhas mais na Naomi.

bjuus

Mônica Oliveira disse...

Amei saber de toooodas as maravilhosas novidades do desenvolvimento da Naomi! E que coisa boa quando comem toda a comidinha, hein??? Passo por essa experiência quase que diariamente com a Larissa, e bem sei da importância de persistir... E aproveite mesmo cada segundo com ela, pois não há coisa melhor!!!
Beijos!

Rejane Wolff disse...

Neném feliz! :)

Rebeca disse...

Oi Teca!

Como ela está cada dia mais fofa! E a rotina também está muito boa, estou achando ela muuuuuito comportada. Dá parabéns pra ela aí por mim.

Sobre a comida de sal é continuar tranquila mesmo. Peso bom, saúde, isso é que importa.

Abraços e mais sucesso!

Dani disse...

Vi seu blog no "pequeno guia prático" da Mari e entrei para acompanhá-lo. Adorei, viu! Também tenho uma pequenininha por aqui (a Nina). Ela é um pouco mais velha que a Naomi (tem 7 meses) e está descobrindo o mundo como ela! Espero sua visita também! Beijo
AH.....a Nina também detesta as papinhas salgadas!

Marina disse...

Muito linda e sapeca!
É muito bom acompanhar o crescimento dela. Sempre fuço seu blog e seu orkut.
Parabéns pela super mãe que vc é!
Bjos