segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Naomi DORMIA a noite toda

Dizem os especialistas que, para os bebês, "dormir a noite toda" significa dormir pelo menos cinco horas ininterruptas. Então a Naomi dorme a noite toda desde mais ou menos um mês. Mas com um mês e meio, quando finalmente eu tive coragem de colocá-la para dormir sozinha no seu quarto, no seu berço, ela começou a dormir sete horas seguidas. Ótimo, não?! E com o tempo foi passando a dormir mais: oito horas, nove horas... Melhor ainda, não?!

Com cinco meses ela dormia mais ou menos dez horas seguidas. Entre 22h e 8h.

Sim, ela DORMIA. Até pouco mais de uma semana atrás.

Desde os últimos dias na praia ela tem acordado várias vezes durante a madrugada, depois de já ter tido muita dificuldade de pegar no sono. Tá mais ou menos assim: coloco pra dormir entre nove e dez, ela fica num dorme e acorda até meia-noite, quando dou a "mamada dos sonhos" (pra quem não conhece explico num próximo post). Aí finalmente dorme de verdade e tá indo até cinco da madrugada (ontem foi até 4h15min...). Aí a gente faz voltar a dormir. Acorda de novo seis e meia ou sete e meia, quando não fica dormindo e acordando nesse intervalo.

Eu simplesmente não sei o que fazer!!! Quero o bom sono noturno (só o noturmo, pôxa... o diurno nunca foi lá essas coisas mesmo...) da minha filha de volta!!!


Dorme feito um anjinho, filhinha, dorme!


Já pesquisei muito, li muito e já vi várias sugestões do que pode ser:

- Pode ser que algum alimento tenha causado desconforto (dei mamão na praia, pela primeira vez e dei de novo em casa, mas o mamão já foi embora, então esta alternativa está descartada).

- Pode ser dor por causa de habilidades novas adquiridas (ela chegou na fase de ser apaixonada pelos próprios pés e brinca com eles o dia todo). O que vou fazer? Impedi-la de desenvolver novas habilidades?

- Pode ser que o organismo dela realmente esteja precisando dos alimentos sólidos, ou seja, eu deveria começar a dar frutinhas pra valer (depois conto como foi a brincadeira de mostrar sabores pra Naomi!). Mas eu realmente não acho que ela acorda à noite com fome. Na praia, fora da rotina, eu dei de mamar pra ela algumas vezes quando ela acordou, mas aqui em casa não dei não.

- Mudou o ambiente, as pessoas, mudou a rotina. É a alternativa mais provável, mas já vai fazer uma semana que voltou à rotina!!! Será que já não estava na hora do corpinho dela também voltar?!


Pois é, gente... estamos assim. Vocês têm alguma sugestão? Alguma história de sucesso? Hehehe.

Pronto, desabafei e pedi socorro.



Agora, desculpem não ter dito antes, feliz ano novo pra vocês!!!

Tenho muitas coisas legais pra contar!!! Sobre as frutinhas (muito obrigada pelos pitacos que vocês deram no post passado, achei muito legal, depois conto o que decidi e fiz), a praia, a piscina, os cinco meses!

Volto logo!

Beijo!

(Ah, eu continuo escrevendo como eu sabia, ou seja... mais ou menos..., mas eu não sei escrever com as novas regras... buáaa. Não sei Português!...)



***

Olhem o que acabei de achar:

Mas ele dormia a noite toda
Não é mesmo frustante quando você finalmente acha que agora está tudo quase de volta ao normal, você está dormindo novamente bem à noite e, de repente, o seu filho começa a acordar no meio da noite sem nenhum motivo aparente.
Mudanças no ciclo de sono do seu filho podem ocorrer conforme ele vai crescendo, se tornando mais móbil e sabendo mais sobre o mundo a sua volta. Agora, quando ele acorda, ele sabe que está sozinho, a mamãe não está lá e ele não tem idéia de onde ela possa estar. É normal.
Estando tudo em perfeita ordem, ponha ele de volta no travesseiro e deixe o quarto. Ele vai aprender a voltar a dormir novamente sozinho. Fazendo isso alguns dias ele vai aprendendo e logo ele vai acordar e antes mesmo que você vá até lá, ele já vai ter dormido novamente.

Fonte: http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/sono12.htm


Meio reconfortante. Vamos esperar mais alguns dias...

11 comentários:

duca disse...

quanto a naomi... estamos juntos nesse barco!
agora quanto ao português... depois das novas regras, tenho me considerado semi-analfabeto! hehehe!!!
beijo

Anônimo disse...

Ester,

Blza? Tava sentindo falta das aventuras da Naomi.Espero que vc não queira me socar a cara, mas vou te contar como foi com o João. Exatamente igual à Naomi. Fez 6 meses e acabou minha festa. Tava indo tão bem...não entedi, li, pirei, briguei com o marido e achei que não ia dar conta. Aí com 10 meses (ai, não fica brava)ele voltou ao normal.Pelo que saquei de tudo foi que com 6 meses eles começam a perceber que estão sozinhos, começam ter medinho. Depois a cabeça deles entende que a gente vai mas volta. A única coisa boa é que isso passa (mas eu também fiz de tudo pra não acabar em parternidade (?)acidental). Espero que com a Naomi seja mais rápido.

Um abraço e FORÇA!

Rebeca

andrea disse...

nem me fala uma coisa desta......ai Senhor....tôtão orgulhosa que desde os dois meses a Larissa dorme de 8 a 10 horas num estirão só....aiaiaiaiai...passa de mim esse cálice pai.hehehehe

Ester disse...

Olha, pode ser um salto no crescimento. e se for, ela pode mesmo estar tendo mais fome, dormindo mal, agitada.. mas passa..

sorte sua ter uma criança dorminhoca!

o Zion dorme a noite toda há alguns meses, e agora deu pra pular da minha cama, depois volta pra dele.. isso lá pras 6 da manhã.

Fica tranquila que já já ela volta ao normal.

Anônimo disse...

OI!
Tbm sou mãe a minha se cham Maria Carolina, e tem 10 meses!
Quanto ao sono é assim mesmo, eles mudam muito, tem dia que dorme cedo, tem dia que não quer dormir!
Tenho um conselho pra vc,ore com ela antes de dormir, peça pra Deus a proteger, a livrar do mal, você vai ver como ela vai dormir melhor! Deus abençõe vcs!
Fabiany - Fabydovi@hotmail.com

Anônimo disse...

Oração é bom mesmo. Teve uma vez nesses 4 meses que minha mãe orou com o João e ele dormiu a noite toda (se vc quiser peço pra ela uma oração on line). Esqueci de te falar que um site que me ajudou muito foi o Soluções para uma noite sem choro.

Outro abraço,

Rebeca

Ester Tambasco disse...

Rebeca e Fabiany, eu oro com ela antes de dormir, sim, e agradeço se vocês orarem por nós!

Olha só, gente, essa noite já foi melhor:

Dormiu 22h40(pq mamou 20h40, depois do culto, depois de chorar muuuuuuuuuito no berçário quando acordou da soneca e não nos viu lá... tadinha, eu esqueci de explicar pra ela como seria no berçário...). Aí ela acordou 00h05 e dei de mamar pra ela (a mamada dos sonhos que ultimamente tem sido com ela acordada). Dormiu 00h20. Chorou lá pelas 2h, eu tava do lado, no computador, aí coloquei a chupeta super rápido e ela continuou dormindo. Ela acordou às 5h e o Duca a fez voltar a dormir. Depois acordou 8h30!!! Estamos melhorando!!!

Beijos

Estava Perdida no Mar disse...

Isso não é nada demais, não. Acho que é pq ela está crescendo...e cada dia mais perdendo o vínculo com o mundinho do útero, que ainda fica por muito tempo ditando as regras do organismo da criança, isso causa uma estranheza na cirança. Sem contar q ela tá recebendo vários novos estímulos. É só fase. No mais, dá um chá de camomila, se o médico deixar, claro.

Anônimo disse...

Oro sim, com certeza. Isso de atender eles rapidamente (como vc fez com o bico)é bom pra não deixar que eles acordem de verdade. Nem sempre dá pra gente chegar lá nesse ponto, mas quando dá, melhor. Cara, na verdade nem sei o que te dizer porque a gente passa por tantas tentativas que eu acabei me perdendo. Quando estiver desesperada pense que vai passar. O João agora dorme das 20 às 8 hs (com variações). Detalhe: tem uma semana que ele voltou a querer que a gente fique no quarto com ele na hora de dormir. Só Jesus...

Inté,

Rebeca

Ps: se quiser conhecer a gente vai lá no you tube e digita joão porkin.

Anônimo disse...

Deve ser Pico de desenvolvimento!

Aqui em casa nem se fala o Gustavo tb dormia a noite toda e agora não. Eu estou um caco e tendo muitas enxaquecas por causa das noites mal dormidas. A questão é que ele está com alergia a proteína da vaca, pois é, a vaca aqui, não pode mais consumir absolutamente nada que se refere a leite, nem de soja. Ele literalmente grita, tem diarréia, e faz cocô com sangue.
Depois disso tudo nunca mais dormiu bem!
Tô morta, e doida por um copinho de leite, que amo!

Bjos
Marina Vieira

Mônica Machado de Oliveira disse...

Teca,
com o Felipe não tive problemas para dormir a noite inteira, não... Já com as meninas foi um pouco diferente, pois nos três primeiros meses, tinha que dar o leite de 3 em 3 horas. Mas depois do 3º mês, elas começaram a dormir um pouco mais. Hoje em dia, elas dormem a noite inteira... Mas tenho umas técnicas minhas (hehehe) que ajudam... Elas tiram sonecas de 1 hora, no máximo durante o dia... E aí, minha amiga, dou canseira nos três. Brincadeiras, leitura, deixar soltas no chão, dvds, passear (eles voltam "acabados" de qualquer passeio) e quando está por volta de 20:00hs, dou o banho neles (um de cada vez, claro!). Faço uma leitura com o Felipe, e quando vejo, ele já está dormindo... A Déborah fica no bebê conforto, e depois do banho, dorme mesmo. A Larissa balanço um pouco na cadeira. Tenho aqueles cds de músicas para dormir, e fica lá, a noite inteira tocando. Deixo sempre 2 ou 3 chupetas para o caso de acordar... Vez ou outra, dou chá ou suco de maracujá.
Mas pode deixar que vamos colocar o soninho da Naomi em oração... Afinal, nós também precisamos "recarregar" nossas baterias...
Um beijão para vocês!

(eita, escrevi uma carta! hehehehe. Mas gosto demais de 'conversar' com você!)