quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

6 meses de amamentação exclusiva?

Ontem a Naomi teve consulta no pediatra.

4 meses
6,750 kg
62 cm

O doutor falou que se eu quiser posso começar a dar frutinhas, suquinhos, iogurte e gelatina. Mas se eu não quiser, não é pra dar. E se eu quiser continuar só amamentando até quando eu quiser, também não tem problema nenhum.

Eu já estava acostumada com a idéia de continuar só no leitinho até os seis meses e pensei que essa fosse a regra. Aí ele me explicou que a alimentação da Naomi, tudo que ela necessita vai continuar vindo só do leite, que as frutinhas e tal é mais para ela ir conhecendo os sabores.

Pronto, arranjei um novo dilema: ofereço ou não ofereço as frutinhas antes dela completar seis meses? (Meu primeiro dilema como mãe foi: troco a fralda antes ou depois de dar de mamar? E depois vieram outros, como: já corto a última mamada da noite, ou espero mais um pouco?)

O doutor explicou também que não é para adoçar nada, nem colocar água, é só dar qualquer fruta, raspadinha ou amassadinha, iogurte e gelatina, no máximo 100 ml ou dez colherzinhas de chá. O que ficou decidido na consulta é que vou continuar só amamentando mesmo, mas que de repente, se eu quiser oferecer alguma dessas opções que ele deu, só pra Naomi conhecer o sabor, ver a reação dela, eu posso sem nenhum problema. E a amamentação vai continuar exatamente como está (a Naomi já mama de 4 em 4 horas).

Mamães, podem me dar conselhos ou apenas contar a experiência de vocês. Conhecer a opinião de vocês vai me ajudar nesse meu dilema resolvido mas não tão resolvido. Hehehe.


Ah! Piscina com água tratada e prainha (do litoral Norte de São Paulo, as do litoral Sul não, ele deixou claro!) estão super liberadas. Uhuuu! Não vejo a hora de chegar Janeiro pra Naomi estrear seu primeiro biquininho!!!

16 comentários:

Paula Futema disse...

Ester,
Como o Thales começou na escolinha aos 5 meses devido ao fim da licença, a médica tbém havia liberado papinhas de frutas e suco de laranja lima. Ele adorou ! Depois de quinze dias começou na papinha salgada amassada na peneira. O lado bom, foi que ele conheceu outros sabores, as mamadas ficaram mais espaçadas e hoje ele come de tudo! A gelatina tbém foi liberada, mas evito dar muito pela quimica. Mas quando faço, faço uma da Oetker que se chama "Minha Gelatina" que parece ter menos quimica que as outras, além de ter extratos de cenoura e beterraba e o gosto parece menos doce.
Na mina opinião, já que o médico liberou, acho legal introduzir novos paladares e texturas porque daqui a pouquinho vem os dentinhos (os do Thales nasceram com 5/6 meses)e com a vinda do verão, é legal dar nmais suquinhos e frutas pra eles.
A única coisa que não abro mão, é de evitar açúcar e produtos industrializados até 1 ano. Nada de viviar em danoninhos! Apesar que sempre vai ter uma tia ou uma avó fazendo isso.....

Beijos

Nathalia Pádua disse...

bom... o Gui só mamou até os 2 meses... ;( , portanto a pediatra dele entrou com leite ( nan ar) com 2 meses... e com 3 meses ele já estava experimentando as frutinhas...... ele amou !!!!!!!! fora que é uma delicia dar coisinhas novas para eles!!!!!!!!
na minha opinião ...acho legal dar novos sabores para eles... mesmo porque você continuará amamentando a naomizinha ! certo?!
hoje com 10 meses o gui já come de tudo... almoça e janta...e não são mais as papinhas liquidas... agora somente amassadinha no garfo !
come danoninho (sim a pediatra que liberou), toma até yakult...!
a gelatina ele não curtiu muito!
a diferença é que ele começou tudo mais cedo do que o normal..pois não mama mais no peito como eu disse no começo!
aaaah os sucos agora no calor são super bem vindos!
mais lembrando que é somente a minha experiência e a minha opinião !!!!
certo?!
beijinhus pras 2
aah espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Bem, comigo ainda tem sido bem complicado. Eu demorei demais para dar novos alimentos e agora estou sofrendo. O Enzo não gosta de comer. É muito raro ele comer bem, sem contar que precisa saber o que ele vai querer. As vezes ele passa o dia todo sem comer, só mamadeira e peito. Eu me arrependi de não começar aos 4 meses, mesmo pq o Pediatra não deixou.
Se vc puder dê sim outros alimentos, mesmo pq agora pode ser que ela não goste, é estranho, e se vc começar agora qdo chegar aos 6 meses ela já vai estar comendo direitinho, como se deve comer. É minha sugestão. Minha experiência não tem sido muito boa.
beijos

Carla higuchi disse...

Bom, eu ja estou na 5 gravidez e eu dei pro Fredy vatapa aos 6 meses, ele adorou e agora nao fica sem a pimentinha na papinha. é a minha experiencia.rs

Anônimo disse...

humm.. vou dar meu pitaco!

não custa muita coisa esperar (aliás não custa nada! LM além de saudável é grátis!) e eu na minha opinião te aconselho a esperar mais um pouco. Bebês mais novos não têm o reflexo de engolir.. essa é uma boa dica pra saber se a naomi quer comer.. ela coloca a linguinha pra fora (como se quisesse sugar) ou já faz o movimento pra engolir? há algumas linhas que dizem que o bebê só está pronto a receber novos alimentos quando aparecem os primeiros dentinhos, outras, quando o bebê já senta sozinho, pois aí sua laringe e faringe estão maduras o suficiente pra poder receber qualquer coisa mais sólida "guela abaixo".

comigo, o Zion começou a comer frutinhas e sucos com 6 meses, mas fomos introduzir as salgadas com 8 meses, tudo isso com supervisão do peiatra dele (que me disse que poderíamos ficar assim até os 10 meses).

bom, mas cada um é cada um né.. hahah.. siga os seus instintos de mãe e vc saberá oq é melhor pra naomizinha!

Anônimo disse...

Só dei alguma frutinha para o Guilherme depois de 6 meses.
Antes era só mama.
Com o Gustavo vou fazer a mesma coisa!
E mês que vem Gustavo vai a praia, igual ao Guilherme com 3 meses!
Nuncaaaa falei para a pediatra, pois sei que ela não deixa! hehehehehe

Marina disse...

Dei ao Guilherme mama até 6 meses, EXCLUSIVA, com o Gustavo vou repetir! Gostei da experiência, deu tudo certo!
E praia o Guilherme foi aos 3 meses e o Gustavo tb vai, mês que vem estarei com ele lá!
A pediatra nem sonha, pois sei que ela não libera! hehehehe

Valéria disse...

Ester,
A Ana Clara começou com as frutinhas e os suquinhos no quarto mês e agora com 5 meses foi liberado a papinha salgada. Ela detesta tudo!!! Me dá um baita trabalho, só quer saber do peito. Acho muito importante começar cedo, pois no sexto mês os bebês já precisam de outras fontes além do leite materno, imagine se deixo para o próximo mês.. As mamadas continuam na mesma frequência, são só experiências gastronômicas....persisto dia a dia...

Beijos

Giovanna Borgh disse...

ah eu não sou mãe...mas acho que vc deveria aproveitar este tempo que ela será 100% natural. Nem todas as frutas são orgânicas e sorte da Naomi que pode se alimentar só de proteínas naturais.
Ela terá muitos anos para comer vááááárias coisas gostosas...

Anônimo disse...

Tô achando muito divertido cada uma fazendo seu comentário. O que concluo é que cada caso é um caso mesmo. João por causa do refluxo também começou com as frutinhas com 4 meses e mamou no peito até 1 ano. Se foi o melhor? Não sei. Kkkkkk, mas ele está fofis. Pra dilemas o livro a Encantadora de Bebês foi muito legal pra mim.

Um abraço,

Rebeca

LUIZA e FELIPE disse...

Ester,
A Lulu mamaou exclusivamente até o 6 mês e apesar dela ser bem dificil para comer (ela esta 8 meses) não me arrependo!! Por mim poderia ficar assim mais um tempão!!
Existem váriassssssss linhas..a macrobiotica diz que vc só deve dar alimentos qdo a crian~ca já tiver dentes (eu só começaria a dar esta semana então..qdo os dentes apareceram!!!), eu procuro seguir mais ou menos o que a OMS fala...!!
Comidinhas liberadas apenas após o 6 mes..e não dar nada que contenha leite (yogurte, danoninho, etc..muitas crianças são alergicas a lactose e o corante que tem no danoninho é SUPER maléfico...fiquei super triste de saber isso..por que EU adoro um !!!)
Se vc quiser posso te passar umas coisitas sobre introdução alimentar de qdo estava pesquisando para dar para a Luiza!!
beijinhos

Anônimo disse...

Bom,como não sou mamãe resisti bastante a opinar. Mas como se trata da minha sobrinha, acho que posso dizer o que acho, assim, sem dizer nenhuma experiência que comprove meu achismo.

Eu acho o seguinte:
Que você não precisa ter uma regra, e quando tiver vontade de dar algum sabor novo para ela experimentar o faça. E você pode observar se isso diminiu o apetite dela nas mamadas. Se não diminuir acho que não tem problema nenhum, afinal ela continuará tendo todos os nutrientes que precisa, e poderá conhecer novos sabores, estimulando seu paladar. Ela vai conhecendo este mundo, como tem conhecido cores, formas, texturas, ritmos, não vejo porque não conhecer gostos também.
Tem outra coisa, você não estará dando nada não natural a ela, e poderá observar se isso a afeta de um modo negativo ou positivo. Aliás, acho a forma mais eficaz de solucionar este e outros possíveis conflitos, experimentar e observar (isso é inclusive científico, hehehe...). Se ela não gostar, tiver alterações no comportamento, sei lá, ter cólicas, engasgar, ou mesmo diminuir o apetite, você para de dar, mas se ela gostar, acho interessante.
Enfim, essa é a minha opinião, me conte quando resolver o conflito.
Amo você e a naomizinha.
Muitas saudades...
Tia Pan

MEL disse...

Teeeeca! Tem Meme pra vc la no meu blog!!!! Passa lá que a brincadeira é beeeem legal!
Beijo grande!

Giovanna Borgh disse...

oi..avisando que mudei de endereço do blog:

http://iconoscopico.blogspot.com/

Estava Perdida no Mar disse...

Ah, eu não sou mãe, mas já ajudei a criar tantos sobrinhos e afilhados q sei que posso opinar. Eu acho q seu médico tá certo. Ela precisa mesmo conhecer outros sabores...e ainda acho mais...não só sabores de frutas o iogurtes, mas tb comida de verdade. Lembro, que depois de 3 meses de idade a gente sempre dava uma colherzinha, de vez em quando, de arroz amassadinho com feijão, ou batata amassadinha no feijão. Algo assim. Não precisa cortar o leite, nem diminuir os horários (a não ser que ela queira), mas pode ir introduzindo. Se não tiver muito tempero, nem gordura...mal não fará. E entre iogurte, que é algo industrializado...e batatinha amassadinha no feijão, eu prefiro a segunda opção.

Comida nunca faz mal...a não ser que seja chocolate, doces industrializados...estas coisas. E a não ser que ela coma uma manga inteira...ou muito mamão. Fora isso.
Outra coisa tb q vc pode fazer é colocar mamão amassadinho...ou bater com um pouquinho do leite do teu peito e dar na chuquinha.

Na verdade, o q vejo q faz mal mesmo é chupeta. A gente usa chupeta pra acalmar a criança...mas aquilo, depois de um ano de idade, já não desenvolve mais nada. É um plástico sem utilidade que a criança fica chupando...chupando e colocando ar pra dentro do estômago. O que dá gases.

Pronto...a opnião de uma tia de 4 sobrinhos e 5 afilhados.

Ah, outro comentário. Meu afilhado mais novo foi acostumado com estes pequenos "pedacinhos" de comida, mas a mãe dele deixou u peito até quase 3 anos de idade....E ele mamava muito bem, até pq não pegava mamadeira de jeito nenhum. Sinceramente, o garoto tem 9 anos...nunca vi pegar nada além de resfriadinhos.
Super forte.

Anônimo disse...

olha eu dando pitacos tb!
tenho um denguinho gostoso tb... um menino delícia!
ele está para completar 1 e 3 meses e ainda mama no peito.
Coisa gostosa da mamãe!
Desde que fez 1 aninho eu comecei o processo de "desmame".
E agpra, quando completar 1 e 3 vamos parar com essa "mamata"....kkkk
Ele mamou EXCLUSIVAMENTE no peito até os 6 meses, e o pediatra depois disso começou com um papo ruim pro meu lado, falando que era melhor eu dar leite industrializado pra ele, porque baby que mama muito tempo no peito fica muito chatinho pra comer, etc.
Eu não caí nesse papo furado, não!
Continuei amamentando meu pitchuco com o leitinho 100% natural, sem risco de contaminações, na temperatura ideal, gratis, com os nutrientes nescessários, de fácil digestão, sem contra-indicações, provisão do Papai do céu pra ele! resultado?
O menino é o maior "limpa-trilho"! Como de tudo e mais um pouco... e não ficou com nenhuma "sequela" daquelas que costumam amedrontar a gente (menino que mama muito no peito fica mimado, não desgruda da mãe, tem dificuldade pra dormir sozinho, não desenvolve direito, fica igual bicho-do-mato!... nadinha!)
E mais: nenhuma dificuldade para desmama-lo... benção de Deus!
Continue firme nas peitcholas até os 6 meses (aproveita que vc tem leite!)....!!!
PRA TUDO TEM A HORA CERTA E O TEMPO DETERMINADO!