segunda-feira, 17 de setembro de 2007

“Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas”




Peguei para folhear de madrugada e não parei. Procurei trechos ou o pdf na internet e não achei. Comecei a digitar as passagens que mais me chamaram a atenção e o resultado você pode conferir abaixo.

Pretendo em breve, após lê-lo todo, postar minhas considerações sobre a obra.


Trechos do livro “Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas” (Editora Nobel, 1988), do rabino Harold S. Kushner


Acaso viveríamos num mundo melhor se os favoritos de Deus ficassem imunes às leis da natureza, enquanto o resto teria que se arranjar por conta própria?

Página 64


Não sei por que uma pessoa fica doente e outra não, mas suponho que algumas leis naturais que ignoramos estão em ação. Não consigo aceitar a idéia da doença “enviada” por Deus a alguém em especial por uma razão determinada. Não acredito que Deus tenha semanalmente uma quota de tumores malignos a distribuir ou que consulte Seu computador para saber quem merece mais ou quem pode suportar melhor. “Que fiz eu para merecer isto?” é um grito compreensível da parte de um enfermo ou de um sofredor, porém a pergunta está realmente mal formulada. Ficar doente e ter saúde não é decidido por Deus conforme nosso merecimento. A formulação melhor é: “Se isto me aconteceu, que faço eu agora e quem está aí para me ajudar?” (...) torna-se muito mais fácil levar Deus a sério como uma fonte de valores morais quando não o responsabilizamos por todas as injustiças que existem no mundo.

Página 65


Para sermos livres, para sermos humanos, Deus é obrigado a nos dar liberdade para o bem e para o mal. Não fôssemos livres para escolher o mal, tampouco o seríamos para escolher o bem. Como os animais, seríamos apenas convenientes ou inconvenientes, obedientes ou desobedientes. Não teríamos características morais e muito menos poderíamos possuir características humanas.

Página 84


Nossa liberdade moral significa que, se escolhemos o egoísmo e a desonestidade, podemos ser egoístas ou desonestos, e Deus não nos deterá. Se desejamos apropriar-nos de algo que não é nosso, Deus não afasta nossa mão do objeto alheio. Se desejamos ferir alguém, Deus não intervém para nos impedir de fazê-lo. Tudo o que Ele faz é dizer-nos que certas coisas são erradas, avisando-nos de que nos arrependeremos de fazê-las, e esperar que, se não levarmos a sério Sua palavra, acabemos por aprender por nossa própria experiência.

(...)

Deus Se impôs um limite além do qual Ele não intervém, para preservar nossa liberdade, inclusive a liberdade de nos machucarmos ou àqueles com os quais convivemos. Em Seu desígnio, o Homem evoluiu moralmente livre, e não há retrocesso no relógio evolutivo.

Por que, então, coisas ruins acontecem a pessoas boas? Uma das razões é que nossa condição de seres humanos nos deixa livres para ferirmos uns aos outros, e Deus não pode deter-nos sem retirar-nos a liberdade que nos torna humanos. Os homens podem trapacear, roubar e ferir uns aos outros, e Deus limita-se a observar com piedade e compaixão o quão pouco nós aprendemos, no decorrer dos séculos, sobre como os seres humanos devem comporta-se.

Página 85


Orar pela saúde de uma pessoa, pelo resultado favorável de uma operação tem implicações que só podem preocupar a alguém que pensa. Se a oração funcionasse como muitas pessoas acham, ninguém morreria, porque nenhuma oração é feita com maior sinceridade que aquela pela vida, pela saúde e pela recuperação de uma doença, por nós ou pelos que amamos.

(...)

Existem diversas maneiras de responder a alguém que pergunta: “Por que não obtive aquilo por que orei?” E a maioria das respostas são problemáticas, conduzindo a sentimentos de culpa, ou raiva ou desesperança.

(...)

Podemos mudar nosso entendimento do que significa orar e do que significa serem nossas orações atendidas.

(...)

Tampouco, como já sugerimos, podemos pedir a Deus que mude as leis da natureza, que torne condições fatais menos fatais ou que mude o curso inexorável de uma doença. Por vezes milagres acontecem. Malignidades misteriosamente desaparecem, pacientes incuráveis se recuperam, e os médicos, perplexos, atribuem-no a um ato de Deus. Tudo o que podemos fazer em tais casos é acompanhar a gratidão confusa do médico. Não sabemos por que uns se recuperam espontaneamente de doenças que matam ou aleijam outros. Não sabemos por que certas pessoas morrem em desastres de carro ou avião, enquanto outras, sentadas ao seu lado, se salvam com poucos ferimentos ou queimaduras, além de um grande susto. Não posso acreditar que Deus ouça as orações de uns e não as de outros. Não haveria qualquer razão para Ele assim proceder. E as mais minuciosas pesquisas nas vidas das pessoas que morreram ou que sobreviveram não nos ensinariam a viver ou a orar de modo a merecermos também nós os favores de Deus.

Quando os milagres se realizam e as pessoas superam os piores obstáculos à sua sobrevivência, deveríamos ser aconselhados a nos curvar diante do milagre e não a pensar que foram nossas orações, donativos e penitências que o causaram. Quando tentarmos outra vez, talvez não entendamos por que nossas orações sejam ineficazes.

(...)

Finalmente, não podemos pedir a Deus em oração que faça algo que está dentro das nossas possibilidades, para nos evitar o incômodo de fazê-lo.

(...)

Se não podemos orar a Deus pelo impossível ou pelo que não é natural, se não podemos orar no sentido de vingança ou irresponsabilidade, pedindo a Deus para levar a cabo o que compete a nós fazer, o que sobra para pedirmos em oração?

(...)

A oração, quando feita de maneira correta, redime as pessoas do isolamento. Dá-lhes a certeza de que não precisam sentir-se sós e abandonadas. Leva-as ao conhecimento de que fazem parte de uma realidade maior, de maior profundidade, maior esperança, maior coragem e mais futuro do que qualquer indivíduo poderia ter por si próprio.

(...)

Além de nos colocar em contato com outras pessoas, a oração nos coloca em contato com Deus. Não estou certo de que a oração nos coloca em contato com Deus do modo como muita gente pensa que ela faz – abordando a Deus como um suplicante, como um mendigo pedindo favores, ou como um freguês apresentando-Lhe uma lista de compras e indagando quanto custa. O objetivo principal da oração não é pedir a Deus para mudar as coisas. Se chegarmos a entender o que a oração pode e deve ser e nos livrarmos de algumas expectativas irrealísticas, estaremos em melhores condições de recorrer à oração e a Deus, quando mais estivermos necessitados.

(...)

Este é o tipo de oração a que Deus responde. Não podemos orar para que Ele torne nossas vidas livres de problema; isto não acontecerá, e será o mesmo que não orar. Não podemos pedir-Lhe que nos livre a nós e àqueles que amamos da doença, porque Ele não pode fazer isto. Não podemos pedir-Lhe que estenda uma rede mágica ao nosso redor, de modo que as coisas ruins só atinjam às outras pessoas, nunca a nós. As pessoas que rezam por milagres normalmente não conseguem milagres, como as crianças que rezam por bicicletas, por boas notas ou por namorados não os conseguem através de suas orações. Mas aqueles que oram por coragem, por fortaleza para suportar o insuportável, em agradecimento pelo que lhes foi deixado frente ao que lhes foi tirado, estes muito freqüentemente têm suas orações atendidas. Eles descobrem que têm mais força e mais coragem do que jamais pensaram ter. Onde a conseguem? Penso que suas orações ajudaram-nos a descobrir aquela força. Suas orações ajudaram-nos a trazer à tona aquelas reservas de fé e coragem que antes não lhes estavam disponíveis.

Páginas 115 a 126


“Se Deus não pode acabar com minha doença, para que serve Ele? Quem precisa dEle?” Deus não deseja que você esteja doente ou aleijado. Ele não lhe causou este problema e não deseja que você continue assim, mas Ele não pode afastá-lo. Seria pedir algo que é difícil até para Deus. Para que serve Ele, então? Deus faz com que pessoas se tornem médicos e enfermeiras para prestar auxílio e dar alívio. Deus ajuda-nos a ser corajosos mesmo quando estamos doentes e amedrontados e nos dá a certeza de que não enfrentamos nossos medos e nossas dores sozinhos.

A explicação convencional, segundo a qual Deus nos manda o fardo porque sabe que somos fortes o suficiente para suportá-lo, é totalmente incorreta. O destino, não Deus, nos envia o problema. Quando estamos às voltas com ele, descobrimos que não somos fortes. Somos fracos; sentimo-nos cansados, irados, sobrecarregados. Começamos a nos questionar o que fazer ao longo dos anos. E quando atingimos os limites de nossa força e coragem, algo inesperado nos acontece. Encontramos reforço vindo de uma fonte que fica fora de nós. E conscientes de que não estamos sós, de que Deus está ao nosso lado, conseguimos ir em frente.

Página 130


Eu creio em Deus. Mas não creio nas mesmas coisas a respeito dEle em que acreditava há alguns anos, quando eu estava crescendo ou quando era estudante de teologia. Reconheço Suas limitações. Ele é limitado no que pode fazer pelas leis da natureza e pela evolução da natureza e da liberdade moral humanas. Não mais considero Deus o responsável por doenças, acidentes e desastres naturais, porque percebo que ganho pouco e perco muito quando incrimino a Deus por semelhantes coisas. Posso mais facilmente cultuar um Deus que odeia o sofrimento, mas não pode eliminá-lo, do que cultuar um Deus que opta por fazer as crianças sofrerem e morrerem, qualquer que seja a razão dada.

(...)

Deus não causa as nossas desgraças. Algumas são causadas por má sorte, outras vêm de gente perversa e outras ainda são simplesmente a conseqüência inevitável do fato de sermos seres humanos e mortais, vivendo em um mundo de leis naturais inflexíveis. As coisas dolorosas que nos afligem não são punição por nosso mau comportamento nem, de qualquer forma, fazem parte de um grande desígnio de Deus. Como a tragédia não decorre da vontade de Deus, não precisamos sentir-nos magoados ou traídos por Deus quando a tragédia nos golpeia. É possível ir a Ele em busca de auxílio para superá-la precisamente porque podemos dizer que Deus está tão ofendido quanto nós.

Página 135


Seja-me permitido sugerir que os males que surgem em nossas vidas não contêm nenhum significado especial. Não acontecem por nenhuma boa razão que nos faça aceitá-los de boa vontade. Mas podemos dar a eles um sentido. Podemos redimir essas tragédias da falta de sentido impondo-lhes um sentido. A questão que devemos propor não é “Por que isto me aconteceu? Que fiz eu para merecer isto?” Esta é uma questão realmente irrespondível, sem graça. Uma pergunta mais interessante seria: “Agora que isto me aconteceu, que vou fazer?”

Página 136


Que diferença faz Deus em nossas vidas, se Ele nem mata nem cura? Deus inspira as pessoas a ajudarem outras que foram feridas pela vida e, ao ajudá-las, elas as protegem do perigo de se sentirem sós, abandonadas ou julgadas.

(...)

Deus, que não causa nem elimina as tragédias, ajuda inspirando as pessoas a ajudarem. Como um rabino hasídico do século XIX certa vez observou, “os seres humanos são a linguagem de Deus”.

Página 140


Você é capaz de perdoar e aceitar com amor um mundo que o decepcionou por não ser perfeito, um mundo em que existe tanta iniqüidade e crueldade, doença e crime, terremoto e acidente? Pode você perdoar-lhe as imperfeições e amá-lo por conter grande beleza e bondade e por ser o único mundo que nós temos?

Você é capaz de perdoar e amar as pessoas que lhe estão ao redor, mesmo quando elas o ferem e derrubam por não ser perfeito? Acaso pode perdoá-las e amá-las simplesmente porque ninguém é perfeito e porque a penalidade por não ser capaz de amar pessoas imperfeitas é condenar-se à solidão?

Você é capaz de perdoar e amar a Deus mesmo quando descobre que Ele não é perfeito, mesmo quando o magoou e desapontou permitindo a má sorte, a doença e a crueldade em Seu mundo, e permitindo que algumas dessas coisas o atingissem? Porventura pode aprender a amá-Lo e perdoá-Lo, não obstante suas limitações, como Jó fez e como você certa vez aprendeu a perdoar e amar a seus pais depois de perceber que eles não eram tão sábios, tão fortes e tão perfeitos como você precisava que eles fossem?

E se você puder fazer tudo isto, poderá ainda reconhecer que a capacidade de perdoar e a capacidade de amar são as armas com que Deus nos dotou para viver com plenitude, coragem e sentido neste mundo menos-que-perfeito?

Página 147


Não podemos, ó Deus, pedir-Te que simplesmente acabes com a guerra;

Pois sabemos que fizeste o mundo

De maneira que o homem pode encontrar seu próprio caminho para a paz

Dentro de si e com seu vizinho.

Não podemos, ó Deus, pedir-Te que simplesmente acabes com a inanição;

Pois já nos deste recursos

Suficientes para alimentar o mundo todo

Se os utilizarmos com sabedoria.

Não podemos, ó Deus, pedir-Te simplesmente

Para acabar com o preconceito,

Pois já nos deste olhos

Para vermos o bem em todos os homens,

Bastando usá-los corretamente.

Não podemos, ó Deus, pedir-Te simplesmente que acabes com o desespero,

Pois já nos deste o poder

De eliminar as favelas e distribuir esperança,

Se formos capazes de usar nosso poder com justiça.

Não podemos, ó Deus, pedir-Te simplesmente que acabes com a doença,

Pois já nos deste grandes inteligências

Para pesquisar e descobrir as curas,

Só nos faltando usá-las construtivamente.

Assim, em vez disso tudo nós Te pedimos, ó Deus,

Fortaleza, determinação e vontade,

Para fazermos e não apenas orarmos,

Para sermos e não simplesmente desejarmos.

(Jack Riemer, Likrat Shabbat)

Página 120


13 comentários:

Juliana Matos disse...

Maravilhoso, Teca!

Quero ler esse livro.

Iana Coimbra disse...

Ei Teca,

Li o seu post até o final e gostaria de fazer algumas considerações. Afinal, o melhor de um blog e ver os desdobramentos dos posts e os comentários das pessoas, não é mesmo?

Achei a posição do autor um pouco equivocada quando fala sobre a oração. Em uma das frases ele disse: “Não podemos pedir-Lhe que nos livre a nós e àqueles que amamos da doença, porque Ele não pode fazer isto”. Discordo. Se Deus não pode fazer isso, então teologicamente Ele não pode ser Deus, porque Deus é onipotente. A Palavra diz em Mateus que “Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças” (Mt 8.17). Em todo seu ministério Jesus curou. Como então agora, depois de ter morrido e ressuscitado, Ele não o faria ainda mais? Até os discípulos curaram em nome dEle! Isso é poder de Deus. Em uma passagem mais na frente, na Bíblia, Ele ainda fala que existem pessoas que sofrem de doenças por causa dos pecados dos pais e outras para que a glória dEle seja manifesta. Creio nisso. E ainda sobre a oração está escrito em Marcos 11.24: “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco”. Ainda sobre a oração há uma passagem que eu amo, e que é até uma música da Ludmila. Está em Lucas 11.9-13. “Pedi e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-lhe-á (...)”.

Vejo que o problema do autor é que Ele parte do pressuposto de que Deus é mau e impotente. Mas é preciso inverter a visão. Deus é bom e onipotente! Ele capacita o ser humano para curar, pesquisar, etc; mas ele não transfere a Eles o dom de ser Deus. É claro que essa visão do Kushner é do ponto de vista de um rabino, que não aceita a Cristo como o Messias (e ignora o Novo Testamento), o que o difere de um cristão. Como cristãos compreendemos que o Senhor é um Deus próximo, e não um ser distante. E é importante também considerar que ele escreveu esse livro logo após a morte de um filho, o que o influenciou a considerar Deus da forma como expõe.

“Se Deus não pode acabar com minha doença, para que serve Ele? Quem precisa dEle?” “Para que serve Ele, então? Deus faz com que pessoas se tornem médicos e enfermeiras para prestar auxílio e dar alívio”. – Aqui vejo o seguinte equívoco: o que veio primeiro, a doença ou o ser humano? O ser humano, é claro. Deus não nos fez para sermos doentes, para então servir para nos curar. Ele nos fez perfeitos para nos relacionarmos com Ele. Não precisamos buscar uma serventia para Deus, entende? Nós existimos por causa dEle, e não o contrário.

Considero sempre importante entender outros pontos de vista e ler coisas diferentes. Certamente há coisas interessantes nos textos que vc extraiu do livro, mas acho um pouco complicado o ponto de vista do rabino como um todo.

Bom, acho que polemizei um pouco, mas fica aí a minha contribuição para a discussão.

Beijão!!!

Marcelo Santos disse...

Oi, Ester.

Fiquei muito feliz com sua visita no meu blog. Obrigado pelas palavras de carinho. Fique sabendo que eu também admiro sua simplicidade, sensibilidade e inquietude diante da vida, diante da Fé.

Para mim a fé cega é alienada, mas a fé sincera permite questões como: "Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas".

A verdade é que somos tão carentes da Graça divina, mas tá cheio de gente que acredita que somos super heróis (já até fizeram o Bibleman, né?) da fé...

Parabéns pelo seu "Teca-tecla"... Vou passar por aqui de vez em quando para ver as novidades, tá?

Beijão.

Anônimo disse...

Bom,ainda não li o livro mais me parece ter uma leiture bem desenvilvida e esclarecedora, me ajudou a responder uma pergunta na escola para um trabalho de pedagogia com muita clareza. Vou começar a lê e acredito que vou devorá-lo.

Anderson disse...

Obrigado pelo post TECA!

Anônimo disse...

Me recomendaram esse livro, e acabei comprando. Ao ler alguns questionamentos do autor, percebi que já fiz as mesmas perguntas, até porque, o sofrimento nos faz questionar e nos aproxima de Deus.
De forma diversa, não atribuí a Deus a culpa dos males sofridos, mas sei q Deus não interferiu, ou porque não quis, ou porque não pode.
Na primeira opção, em minha humilde visão, que vai de encontro com o autor, Deus tem um propósito. Na segunda opção, Deus não tem poder suficiente. Mas se Deus teve poderes para criar o "céu e a terra", todas as criaturas, como ele não poderia interferir?
A conclusão de Kushner, é influenciada pela dor da perda do seu filho e pela sua religião. Kushner não acredita em Jesus Cristo e tenta encontrar uma razão para ele próprio conviver com seu sofrimento. A doença de seu filho foi contraída aleatoriamente, nesse caso foi a natureza (genética), assim como os furacões, terremotos,..., porém quando um mal é praticado pelo homem são, q tem consciència, não pode mais ser considerado aleatório. Se existe uma conspiração, o dolo, há de se pensar que , talvez o mal também tenha poderes fortes, o suficiente, que não permita uma intercessão de Deus para evitá-lo.
Quem acredita em Deus, certamente sabe da existência e da força do mal.
A interpretação de Kusner, não foi suficiente clara para me confortar. E ainda pergunto, somos ratos de laboratório, cobaias de Deus?
Se a resposta for afirmativa, ainda assim existe um propósito, mas se for tudo aleatório, não existe Deus.

Anônimo disse...

Ontem fiz um comentário. E aí?
Não foi do seu agrado?

Josuá Costa disse...

Li e tenho indicado para pessoas que lamentam diariamente situações de "castigo" imposto por DEUS. Os comentários teem sido diversos, porém todos disseram que passaram a entender melor a sua "sina". Uma coisa deve ficar claro: Deus não deseja a mal a nenhum de nós e nem nos impõe provas. Aliás Ele não disse que nos livraria das angustias e sim que estaria conosco nas angústias.

Franciny disse...

Simplemente é o que eu precisava ouvir (ler!)...

Pedi a Deus que me mostrasse o porquê de algumas coisas em minha vida...

E numa brincadeira no google, escrevi: como aceitar as coisas que acontecem em nossas vidas...

Abri umas duas páginas, nada de interessante...

Até chegar aqui...

Só posso dizer muito obrigada Deus meu querido pai!

Adeilson José disse...

Querida Amiga,

Este foi o livro de me salvou da revolta de ter com Deus qdo perdi meu "pai", foi depois que esse mesmo Deus me direcionou a prateleira da livraria qdo comprava livros para ler durante uma viagem de trabalho e me deparei com ele, e pelo titulo, comprei. Foi um consolo extraordinario e depois da leitura pude acalmar o meu coração e meu espirito, e qdo desembarquei pude me sentir uma outra pessoa, e aceitar o fato de ter perdido meu pai naquele momento. Parabéns a voce por ter postado essa matéria e possibilitado a tantas outras conhecerem essa maravilha de livro. Desde 1988, qdo li o livro, falo a todo mundo dele e emprestei tanto que não sei onde foi parar, e preciso comprar outro urgente. Acredite, sempre digo e reafirmo: este livro me salvou.

Abraços,
Adeilson

adeilsonjms@ibest.com.br

Anônimo disse...

Teca,

Parabens!

Ly* disse...

A sua dica desse livro definitivamente mudou a minha visao sobre muitas, MUITAS coisas. Sempre que necessito um trecho ou estou em alguma situacao dificil, tenho o link desse post jah em maos pra poder reler <3

Anônimo disse...

Olha estava muitíssima disposta a comprar e ler o livro do Rabino, porém discordo de como ele encara e descreve "DEUS", para mim Ele é o bem e o mal, e age de acordo com as leis que rege o universo.
Acredito também que Ele tem poder de tudo...porém tudo que plantamos iremos colher!
E somente cabe a Ele, julgar, condenar e abençoar, nenhum ser humano tem esse poder e muito menos direito de fazer isso. Somente Deus pode e faz todas as coisas do "mundo" Eu vejo Deus como "Justo" você terá tudo aquilo que plantar...infelizmente coisas ruins acontecem, Eu mesma, inúmeras vezes questionei o por que das coisas ruins acontecerem comigo, muitas vezes me senti unjustiçada, porém não posso culpá-lo por isso e também não tenho as respostas, mas sigo acreditanto sempre que o Amor existe e que dias melhores virão...
Sandra Barbosa - Avaré/SP